batata-yacon

Originada nos Andes a batata yacon controla diabetes. Com seu sutil sabor adocicado pode ser facilmente encontrada em feiras, mercados e até supermercados com facilidade. Dentre os diversos tipos de batata que temos, a batata yacon tem aspecto físico muito semelhante ao da batata doce e o seu sabor lembra o de uma pera. Recomenda-se o consumo baseado em uma alimentação balanceada, considerando a quantidade de carboidrato diária a ser consumida, de até três unidades da batata por dia.

Segundo estudos realizados pela Associação Brasileira de Nutrologia de São Paulo a quantidade mencionada está dentro dos padrões alimentares de uma dieta saudável e por esta razão, a batata yacon tem ganhado espaço no prato do brasileiro. Ela tem sido bastante consumida por diabéticos e pessoas com níveis alterados de colesterol já que existem vários relatos de que este alimento atua no controle de tais doenças.

Benefícios da Batata Yacon

Você deve estar se perguntando: batata yacon para que serve? E a resposta é simplesmente: Existe uma série de benefícios que este tubérculo pode proporcionar. Dentre eles, a batata yacon:

  • A batata yacon ajuda no controle da diabetes;
  • Reduz o apetite;
  • Reduz o consumo de calorias;
  • Regula o intestino – Alimento rico em fibras, a batata yacon ajuda a prevenir processos inflamatórios e infecções;
  • Aumenta a saciedade – Assim também contribui para melhores resultados em dietas, inclusive, ela pode ser adicionada a diversos tipos diferentes de dietas;
  • Controla o Colesterol;
  • Melhora o funcionamento da flora intestinal;
  • Melhora a ingestão de potássio;
  • Rica em antioxidantes, a batata yacon além de controlar diabetes, também combate os radicais livres, ela possui 10 vezes mais antioxidantes que a batata inglesa.

Como inserir a batata yacon no cardápio de um diabético

Para aproveitar melhor os nutrientes da batata yacon, o consumo em saladas é a melhor opção pois ela poderá ser consumida crua, no cardápio do diabético ela também pode entrar em forma de suco ou desidratada. Mas embora o consumo cru seja melhor, o diabético pode consumir a batata de outras maneiras como cozinhar batata na sopa por exemplo.

Como toda batata, a batata yacon é rica em carboidrato frutano, um tipo de carboidrato também conhecido como inulina.

como-consumir-a-batata-yacon

A inulina tem menor valor calórico que os demais tipos de carboidratos e esta é a razão pela qual se absorve menos glicose no sangue com o seu consumo. Com isto podemos afirmar que a batata yacon pode ser consumida por diabéticos, mas ela não substitui nenhum medicamento e tampouco deve ser usada como única forma de tratamento para diabetes.

A batata yacon é uma opção saudável que pode ser consumida por diabéticos, mas que como qualquer outro alimento não deve ser consumida em excesso. Ela é uma excelente opção para substituição de pequenos lanches ao longo do dia

Nutricionistas recomendam que este alimento seja armazenado em baixas temperaturas, devido à sua fácil deterioração. Alimento que escurece e perde água com facilidade, a batata yacon perde seus nutrientes depois de colhi, assim o consumo deve ser do tubérculo novo.

Mas a batata yacon controla diabetes?

Os benefícios da batata yacon para o controle de diabetes ainda segue estudado, já que ainda existem mais evidências do que comprovação da eficácia no tratamento da diabetes.

batata-yacon-controla-diabetes

Além da batata em si, as folhas dela também são utilizadas há muitos anos pela população andina para o preparo de chás. Europeus e japoneses, contudo, foram os primeiros a relatarem efeitos positivos nos níveis de glicose.

Tratando-se de batata yacon e diabetes, os estudos ainda são bem recentes e não há comprovação de estudos feitos com seres humanos. Há comprovações de estudos que comprovam resultados excelentes no controle dos níveis de glicose, quando testado em camundongos. É o que afirmam pesquisadores argentinos.

Outros estudos mais recentes realizados por estudiosos chineses, afirma que as propriedades encontradas na folha da batata yacon diminui a absorção de glicose pelo intestino. Lembramos que os estudos sobre este ainda ainda são poucos e não há um consenso geral de todas as propriedades da batata.

Efeitos colaterais?

Seguindo as buscas por ais informações sobre os benefícios da batata yacon para a saúde do diabético, chegamos a resultados de pesquisas realizadas por um grupo de brasileiros, no estado de São Paulo. Neste, fica um pouco mais claro não apenas os benefícios mas um possível efeito colateral sobre os rins. O estudo concluiu que sim, há possibilidade de alterações nos níveis de glicose no sangue, mas o efeito colateral do uso prolongado do chá de folhas de batata yacon pode provocar lesão renal, o que tornaria o consumo do chá menos interessante do que pensávamos.

Como já mencionado, o consumo da batata yacon, assim como qualquer alimento rico em carboidrato, não deve ser consumida em excesso. Para consumí-la com maior segurança , converse antes com um nutricionista ou um endocrinologista, que avaliará as condições físicas de cada paciente.